Visão 2013

18 Março 2015

Projeto “A Energia na Cidade do Futuro” promove seminário de encerramento, em São Paulo

No dia 18 de março, a CPFL Energia, em parceria com o GESEL/UFRJ, a Roland Berger e a Aneel, reuniu especialistas nacionais e internacionais, autoridades do setor elétrico e empresas para debater as tendências tecnológicas, regulatórias e comerciais no Seminário Internacional do projeto “A Energia na Cidade do Futuro - Visão 2030". O evento foi realizado em São Paulo, no hotel WTC Sheraton, onde um veículo elétrico do programa de mobilidade elétrica da CPFL foi exibido.

Entre os palestrantes internacionais estiveram o diretor de Regulação da National Grid (Reino Unido), Paul Whittaker, o diretor de Inovação e Políticas da Carbon Trust, James Wilde, e o líder de Estratégia e Inovação para Masdar City, Steve Severance. Este último apresentou o projeto da Masdar City, cidade planejada que está sendo construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e é considerada uma das mais sustentáveis do mundo.

Steve Severance – Masdar City

Rafael Lazzaretti, Diretor de Estratégia e Inovação

O evento marcou o encerramento do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) “A Energia na Cidade de Futuro”. Em parceria com o GESEL/UFRJ e a Roland Berger e patrocinado pelos recursos de P&D da Aneel, a CPFL Energia discutiu durante dois anos temas estratégicos para o futuro da energia e das cidades, com foco na sustentabilidade, no uso prioritário de fontes renováveis, na gestão inteligente de recursos energéticos e no consumo racional.

O presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Junior, abriu o Seminário Internacional. Em sua fala, o executivo destacou o ambiente de grandes transformações que está passando o setor elétrico, com significativa repercussão para os consumidores, os reguladores e as empresas. “Estamos vendo um novo padrão de atuação do regulador para viabilizar o atendimento ao consumidor com maior nível de qualidade e com modicidade tarifária”, afirmou, acrescentando que os órgãos reguladores terão o importante papel de criar os incentivos para que estes objetivos sejam alcançados.

Nesse contexto, as empresas do setor elétrico terão que promover um intenso processo de adaptação para atender às novas exigências dessa realidade desafiadora. “Tendo em vista a sua responsabilidade nesse mercado, as empresas precisam mudar a forma de atuar, pois essa nova realidade setorial com novo padrão de consumo, com regulador mais exigente e com financiadores diferentes exigirá das companhias uma postura também diferente”, argumentou.

Por meio de palestras e mesas de discussão, o Seminário Internacional debateu os assuntos estudados durante o projeto, tais como matriz energética, mobilidade elétrica, distribuidora inteligente, tendências comerciais, tendências regulatórias, entre outros. O objetivo do evento foi o de divulgar os resultados e conclusões do projeto de P&D à sociedade, estimulando o debate sobre qual o modelo de desenvolvimento desejado para o futuro das cidades e para o uso da energia.

James Wilde, Rodolfo Nardez Sirol, diretor de Sustentabilidade, e José Goldemberg

Amilcar Guerreiro (diretor da EPE), Nivalde de Castro (GESEL) e Karin Luchesi (presidente da CPFL Geração)

Da esquerda para direita: Wilson Ferreira Jr (Presidente CPFL Energia), Amilcar Guerreiro (Diretor EPE), Nivalde de Castro (Coordenador GESEL), Karin Luchesi (Diretora Presidente CPFL Geração), Prof. Sidnei Martini (USP), Rafael Lazzaretti (Diretor de Estratégia e Inovação CPFL), Rodolfo Sirol (Diretor de Sustentabilidade CPFL), Marcelo Aude (Partner Roland Berger), Stephen Severance (Diretor Masdar City) e Paul Whittaker (Diretor Carbon Trust)

Entre as autoridades do setor elétrico presentes ao evento estiveram o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Amilcar Guerreiro, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Luiz Eduardo Barata, e o assessor da diretoria da Aneel, Ailson de Souza. Além disso, especialistas de renome, como o ex-presidente da Cteep e professor da USP, Sidnei Martini, e o ex-presidente da Cesp e professor da USP, o físico José Goldenberg, também estiveram entre os palestrantes.

 

Baixe aqui a versão eletrônica dos livros

Faça o download das apresentações realizadas no evento:

Wilson Ferreira Jr.

> Presidente do Grupo CPFL Energia 
> Presidente do Grupo desde 2002, é um dos CEO's mais premiados do Brasil 
> Ex-presidente da RGE – umas das maiores empresas de energia do sul do Brasil (1998 – 2000)

"A CPFL e a Importância do Planejamento para o Setor"
(clique aqui para ver a apresentação)

 

Rafael Lazzaretti

> Diretor de Estratégia e Inovação na CPFL
> Engenheiro de Controle e Automação pela UNICAMP e em Administração de Empresas pela FACAMP

"A Energia na Cidade do Futuro – Visão 2030" 
(clique aqui para ver a apresentação)

 

Ailson de Souza

> Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande - PB)
>Mestrado em Engenharia Elétrica (Sistemas Elétricos de Potência
>MBA em Energia pela ESAD/FUNCET-RJ
>Doutorando em Engenharia Elétrica – UNB
>Assessor da Diretoria da ANEEL com atuação nas áreas de fiscalização e regulação da distribuição ANEEL


Tendências para a Regulação na Década de 2030 
(clique aqui para ver a apresentação)

 


Paul Whittaker – National Grid, UK

> Diretor de Regulação da National Grid no Reino Unido, participando da implantação do RIIO pelo lado da empresa
> Chefe de estratégia da National Grid (2004)
> Diretor da Nile Valley Gas Company (1997)

Modelo de Regulação do Setor Elétrico na Inglaterra 
(clique aqui para ver a apresentação)

 


James Wilder – Carbon Trust, UK

> Diretor de Inovação, Políticas e Mercados da Carbon Trust
> Grande experiência na condução de projetos de eficiência energética, projeção de políticas de inovação de tecnologias renováveis em prol do baixo carbono
> James é PhD em Nanotecnologia da Universidade de Cambridge e graduação em Ciência dos Materiais da Universidade de Oxford

Oportunidades, Desafios e Orientações para a Economia de Baixo Carbono 
(clique aqui para ver a apresentação)

 

José Goldemberg

> Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo 
> Ex-Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP) 
> Ex-Secretário de Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente da Presidência da República e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo 
> É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente, além de ganhador de diversos prêmios

Os Desafios da Economia de Baixo Carbono 
(clique aqui para ver a apresentação)

 

Prof. Sidnei Martini

> Livre-Docente em engenharia elétrica pela USP, na qual ele é professor titular
> Ex-presidente da CTEEP (Cia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista)
> Vice-Presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE) (2009) 

Cidade Inteligente na Teoria e na Prática 
(clique aqui para ver a apresentação)

 

 
Steve Severance
– Cidade Inteligente: Masdar City

Líder de Estratégia e Inovação para Masdar City
> Responsável pelo desenvolvimento de diversas linhas de negócios relacionadas às novas tecnologias (ex: climatização, mobilidade, iniciativas de smart cities)

Masdar City e o Futuro da Energia 
(clique aqui para ver a apresentação)